Artigos SocialHostInformações do Terceiro Setor

 

Iniciativas digitais de capitalização de Entidades

A conectividade é onipresente com banda larga móvel que permite aos usuários a disseminar o que veem e fazem online. A facilidade de comunicação e interação entre o mundo todo fez emergir um novo comportamento comercial, a de exposição, comparação de preços, vendas de produtos em tempo real. As instituições do Terceiro Setor também estão permeando as atividades digitais, através da divulgação de seus serviços, engajamento de pessoas em sua causa ou para captação de recursos. Porém isso também exige muita criatividade por parte tanto das empresas como das organizações sociais para se destacar diante de tantas ofertas de produtos e de serviços.

A grande vantagem de exposição da Organização em tempo real é que usando os recursos tecnológicos podem sensibilizar o usuário da rede através de filmes, clipes, imagens, ou jogos interativos, campanhas com conteúdos que proporcionam maior credibilidade da função e do objetivo da entidade, impactando positivamente para que ocorram novas adesões e participações.

Doação Coletiva Virtual

Uma iniciativa que está conquistando tanto empresas privadas como instituições do terceiro setor é o “crowdfunding”.

Crowdfunding é a aplicação do conceito de captação de fundos através de pequenas contribuições de muitos usuários, a fim de financiar um projeto ou empreendimento particular, que também pode ser usado para servir para financiar projetos sociais. A iniciativa pode ser uma campanha sem fins lucrativos, uma campanha política, uma campanha filantrópica, uma campanha comercial, ou uma campanha de financiamento para uma empresa que está iniciando no mercado.

Uma organização do Terceiro Setor, por exemplo, propõem ideias e projetos e as pessoas que se envolvem com a causa podem apoiar essas propostas. Para a realização da conexão entre o proponente do projeto e a multidão de investidores é preciso que exista uma plataforma web organizada.

Uma empresa ou entidade que se integra a esta plataforma web passa a fazer parte de uma comunidade virtual com potenciais interessados nos produtos/serviços disponibilizados pelo projeto e que podem investir o capital necessário para realizar a atividade.

Crowdfunding No Brasil

No Brasil já existe alguns sites que desenvolveram este tipo de plataforma, como o Catarse, um dos precursores desse tipo de arrecadação virtual. Com a mesma proposta dos sites estrangeiros, o de financiar ideias criativas, mantém cinco projetos no ar, a plataforma aceita doações de 10 reais até 10 mil reais. As áreas prioritárias incluem arte, música, design e produtos inovadores em geral. Outro site conhecido é o Impulso, que abrem espaço para que microempreendedores e organizações sociais levantem recursos para seus projetos através do financiamento colaborativo. O Impulso apoia projetos de microempreendedores de baixa renda e ONGs que apoiam estes empreendedores, para que possam captar recursos para viabilizar negócios que tenham um impacto na comunidade e desses futuros empresários.

ONGs que estão se beneficiando desse financiamento coletivo

. Cineclube Buraco do Getúlio, organizado de maneira voluntária, existe há oito anos na Baixada Fluminense, com intervenções artísticas da própria comunidade nos intervalos entre os filmes. No site Catarse, está com mais de 10% do projeto financiado.

. Aliança Empreendedora, sediada em Curitiba a organização social sem fins lucrativos que já apoiou mais de 15.000 microempreendedores de baixa renda teve sua sede destruída por uma árvore centenária durante uma tempestade. Em pouco tempo conseguiu os recursos necessários através do site Impulso para a restauração do seu escritório.

.